Account
Please wait, authorizing ...
×

Uni sige small

Centro de Formação Desportiva (CFD)

 Desporto Escolar Cartaz 01 medio

Desporto Escolar Cartaz 02 medio

No presente ano letivo foi criado no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, em Lagos, o Centro de Formação Desportiva (CFD) nas modalidades de Surf e Stand Up Paddle, no âmbito do Projeto do Desporto Escolar. 

Os Centros de Formação Desportiva organizam-se em torno de 4 eixos fundamentais:

  1. Atividades de iniciação e aperfeiçoamento desportivo que favoreçam a prática de atividades desportivas, cuja especificidade técnica exija condições especiais, como é o caso das atividades náuticas.
    1. Atividades que favoreçam a formação especializada de alunos com interesse, capacidades e aptidões excecionais para a prática de uma modalidade ou disciplina desportiva;
    2. Formação e certificação de professores nas vertentes teóricas e práticas de uma modalidade ou disciplina desportiva;
    3. Atividades de curta duração que incidam fundamentalmente em estágios de formação desportiva especializada.

Estruturámos a organização das atividades do CFD, privilegiando atividades de iniciação e aperfeiçoamento com todos os alunos dos 3º e 4º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Gil Eanes, de acordo com calendarização previamente definida. A atividade será composta por duas sessões, uma com caracter teórico e outra com caracter prático. A sessão teórica decorrerá na escola de proveniência da turma e serão abordadas as seguintes temáticas:

  1. O surf e o Stand Up Paddle.
    1. Educação ambiental – Os oceanos, o grande pulmão azul;
    2. Educação ambiental – Os plásticos nos oceanos;

As sessões práticas desenrolar-se-ão na Praia de Porto de Mós, segundo calendarização pré-definida, salvaguardando sempre a segurança através da consulta da previsão das condições climatéricas e do estado do mar. Os alunos deverão ser acompanhados e enquadrados na atividade pelo professor titular de turma, e por dois professores do CFD.

Contemplamos também os restantes níveis de ensino (5º ao 12º anos de escolaridade), mediante inscrição prévia da turma pelo diretor de turma ou por professor responsável pelo acompanhamento e enquadramento dos alunos.

As atividades terão uma estrutura idêntica às atividades planeadas para o 1º ciclo de escolaridade, no entanto serão adaptadas ao nível de ensino do grupo de alunos em causa. Estas atividades estão abertas a todas as turmas das diferentes escolas do concelho de Lagos e concelhos limítrofes, mediante inscrição prévia e calendarização da atividade em horário previamente definido. Os grupos de alunos deverão ser acompanhados pelo Diretor de Turma ou por outro Professor responsável.

Os alunos do 2º e 3º ciclo de escolaridade, assim como os alunos do ensino secundário que reúnam condições de autonomia no mar e que desejem desenvolver as suas capacidades no âmbito destas atividades desportivas, poderão integrar o grupo/equipa do desporto escolar que desenvolverá um trabalho sequencial do trabalho do CFD e participará no quadro competitivo a definir pela Coordenação do desporto Escolar. O CFD proporcionará todo o apoio possível às atividades que favoreçam a formação especializada de alunos com interesse, capacidades e aptidões excecionais para a prática das modalidades referidas.

Horário das atividades do CFD

Tempos Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
09:00- 09:45 CFD   DE SURF CFD  
09:45 - 10:30 CFD   DE SURF          CFD  
10:30 - 11:15          CFD   DE SURF          CFD  
 
14:00 – 14:45     DE SURF    
14:45 – 15:30     DE SURF    
15:30 – 16:15     DE SURF    

 


Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos