Account
Please wait, authorizing ...
×

Seminário Erasmus+ “Equidade e Inclusão”

 Noticia 2  

Seminário Erasmus+ “Equidade e Inclusão”, Lisboa

Na passada sexta-feira, dia 30 de novembro, os professores Ana Teresa Oliveira, Anabela Glória, Marisa Peça e Mário Guedes, juntamente com três dos alunos que foram em mobilidade à Bélgica - Marta Ribeiro; Rúben Duarte e Tamerlan Bidarov, do 8º e 9º anos, participaram no ”III Seminário Erasmus+ Necessidades Educativas Especiais - Equidade e Inclusão”, que teve lugar em Lisboa, no Teatro Thalia, das 10h às 16h.

Neste encontro, os nossos alunos partilharam um pouco do que vivenciaram, durante uma semana, na cidade de Veurne, Bélgica.

A Coordenadora do Projeto, Professora Anabela Glória abordou as questões-chave deste projeto - INCLUSÃO - DIVERSIDADE - EQUIDADE - COLABORAÇÃO - PRÁTICAS, dando exemplos das boas práticas: concurso logótipo; espaço de partilha e interação alunos – professores; criação de um projeto na plataforma eTwinning; participação ativa dos pais dos alunos em mobilidade e interação de pais e alunos com as famílias de acolhimento.

O Coordenador do programa Erasmus+ no AE Gil Eanes, e embaixador eTwinning para a região do Algarve, Professor Mário Guedes, salientou a importância dos projetos eTwinning no apoio e reforço da colaboração, partilha e construção de conhecimento entre diferentes alunos, professores e escolas, quer nacionais, quer internacionais.

“Um Sistema Educativo para ter sucesso tem de garantir aprendizagens de qualidade para todos os alunos.”... Pretende-se que a Educação seja um direito de todos e não um privilégio de alguns.”

Manual de apoio à prática

Erasmus+ “Incluation”

 Noticia 1

Erasmus+ “Incluation”

Mobilidade a Veurne, Bélgica

18 a 24 de novembro de 2018

 

 

Um testemunho…

No dia 18 de novembro, sete alunos, (três da Escola Secundária Gil e quatro da Escola Básica das Naus), acompanhados pelos professores Ana Teresa Oliveira, Mário Guedes e Marisa Peça, embarcaram neste grande projeto, até Veurne, Bélgica.

Mal chegámos, tínhamos as famílias à nossa espera. Após vários emails trocados, já todos se conheciam!

Dia 19 de nov - Boas Vindas na escola Annunciata Institut

Todos os jovens dos quatro países (Bélgica, Espanha, Grécia e Portugal), fizeram a apresentação da sua região/escola, mostrando um powerpoint.

À tarde, reunimo-nos em grupos e fizemos um Quiz pela cidade de Veurne.

Visitámos uma casa de ajuda a refugiados onde entrevistámos um rapaz libanês; fomos a um Banco Alimentar (comida, roupas e brinquedos), onde falámos com uma das voluntárias e entrámos dentro da Igreja de St Walburga.

Dia 20 de nov - Callicanes

Dia de trabalho/ preparação para um jantar multicultural. Grupos de sete alunos dos vários países.

Escolha do slogan; logótipo; ingredientes dos 4 países.

Os alunos foram acompanhados por duas professoras especialistas em cozinha. Tiveram de ver os preços, fazer o orçamento, pois só poderiam gastar 150 euros.

Depois do logótipo aprovado, pintaram-no em t-shirts brancas.

Dia 21 de nov - Escola Annunciata Institut

Os alunos tiveram que dividir tarefas. Escolha de dois alunos que iriam para a cozinha e os outros ficariam a decorar a sala.

Cada grupo fez o seu vídeo de apresentação.

Ida às compras. Lista de ingredientes a comprar e decoração das mesas.

Após a ida ao supermercado, os alunos tiveram que fazer as contas e devolver o dinheiro restante e as respetivas faturas.

Antes do jantar multicultural, vimos os vídeos de cada grupo e esperámos pelas 85 pessoas.

Neste jantar, conhecemo-nos melhor: falámos com os pais dos alunos belgas, com outros professores, com a diretora e com o presidente da câmara de veurne.

Dia 22 de nov - Ida a Bruxelas

E lá fomos nós, de comboio, a Bruxelas. Visitámos o Parlamentarium, de manhã, onde ficámos a perceber melhor o funcionamento daquele centro (o maior da Europa), de uma forma clara e lúdica. Cada aluno teve acesso a headphones, para ouvir as explicações na sua língua materna.

De tarde, visitámos o centro e norte de Bruxelas, acompanhados por três guias.

É claro que, depois de tanta caminhada pelas ruas de Bruxelas, fomos comer uma waffle, perto do Manneken Pis.

Dia 23 de nov - Ida à Fábrica Optimat e a Bruges

Neste último dia, visitámos a fábrica Optimat, onde cerca de 70% dos trabalhadores são portadores de deficiência. Nesta fábrica, produzem-se peças de automóvel; guarda-lamas para as bicicletas; batas para os hospitais; peças para aspiradores, entre muitas outras. O trabalho que se desenvolve é repetitivo.

Tarde livre em Bruges, cidade acolhedora em tons outonais.

Dia 24 de nov - Regresso a Portugal

Muito felizes e, ao mesmo tempo, ansiosos pelas nossas famílias! Afinal, para alguns, foi a primeira vez que estiveram fora de casa!!


Noticia 1aNoticia 1b

Noticia 1cNoticia 1d

Noticia 1e

Erasmus+ Espanha outubro 2108

Welcome    

Erasmus+ "New Life, New Hope" Espanha 

 

Entre os dias 8 e 12 de outubro realizou-se mais uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus New Life, New Hope, desta vez a Mula, Murcia, Espanha.para a avaliação do 1º ano e a preparação do 2º As visitas culturais a Mula, Murcia e Cartagena.foram o ponto alto do conhecimento da região.
Da programação das atividades e do que se planeou para este ano dar-se-ão notícias.
Grupo Portugal Na casa mãe do Colégio Visita Cartagena

Projeto Erasmus - Visita à Roménia

foto Romeniav2                                                                                                                    

Projeto Erasmus New Life, New Hope 

Realiza-se entre 7 e 11 de maio uma visita a Bucareste, Roménia, de 2 professores e 3 alunos, do 7º, 12º e PIEF, no âmbito do Projeto Erasmus New Life, New Hope. O programa inclui, para além das habituais atividades pedagógicas, artísticas e desportivas,  visitas aos castelos de Bran e Peles. Na sequência do Dia da Roménia (26 de abril) comemorado na escola das Naus, esta visita a um dos parceiros do projeto permitirá um intercâmbio cultural sempre enriquecedor.

1º encontro do Projeto Ka2

 erasmus parceiros  

Entre os dias 5 e 10 de novembro estarão em Lagos, para o 1º encontro do Projeto Ka2 New Life New Hope 17 parceiros da Turquia, Macedónia, Roménia e Espanha. Este «Short term joint staff training event» terá sessões de trabalho na Escola Secundário Gil Eanes e Escola Básica das Naus, pois o nosso agrupamento é também um dos parceiros. Programação das atividades dos próximos 2 anos, um Seminário sobre refugiados, workshops artísticos, peddy-paper na cidade e visita da região são algumas atividades a desenvolver durante a permanência dos nossos parceiros..


Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos