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Artigos

Cursos Profissionais - 2023/2024

CURSO PROFISSIONAL DE:

-> TÉCNICO/A EM ANIMAÇÃO DE TURISMO

Perfil profissional: Planear, promover, vender, organizar e acompanhar a prestação de serviços de animação turística.

Nota: este curso terá umas UFCDs  com conteúdos ligadas ao mar .

-> TÉCNICO/A DE ELETRICIDADE NAVAL

Perfil profissional: desempenhar tarefas de carácter técnico relacionadas com a instalação, manutenção e reparação de máquinas e equipamentos elétricos e eletrónicos, nas áreas de eletricidade, eletrónica e automação, específicas da atividade naval, respeitando as normas de higiene e segurança e os regulamentos específicos

-> TÉCNICO/A DE ELETROTECNIA

Perfil profissional: Organizar, orientar e executar, a instalação, manutenção e reparação de máquinas e instalações elétricas de utilização, de baixa e média tensão e de distribuição de energia elétrica, instalações de telecomunicações em edifícios, de automação e comando, força motriz, sinalização e proteção, de acordo com as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho, de proteção ambiental e regulamentos específicos em vigor.

-> ESTETICISTA

PERFIL DE SAÍDA: Executar os cuidados estéticos, tendo em conta as normas de ambiente, segurança e saúde, procedendo à identificação do estado da pele, das unhas e do pelo, bem como a tratamentos integrais ou parciais de rosto e/ou corpo utilizando, para o efeito, os processos manuais e mecânicos com recurso a equipamentos e produtos cosméticos adequados, em institutos de beleza e outros similares.

-> TÉCNICO/A DE INSTALADOR/A DE  SISTEMAS  SOLARES FOTOVOLTAICOS

Perfil profissional:Programar, organizar e executar a instalação, a manutenção e a reparação de sistemas solares fotovoltaicos, de acordo com as normas, os regulamentos de segurança e as regras de boas práticas aplicáveis.

-> TÉCNICO/A DE INSTALADOR/A DE SISTEMAS TÉRMICOS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

Perfil profissional:Planear, organizar e executar sistemas térmicos com base em energias renováveis, no âmbito da instalação, manutenção e reparação para fins energéticos, tendo em conta a aplicação de regras e normas técnicas, bem como de segurança e saúde no trabalho e de proteção ambiental.

-> TÉCNICO/A DE MECATRÓNICA AUTOMÓVEL

Perfil profissional:Proceder à manutenção, diagnosticar anomalias e efetuar reparações nos diversos sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos de automóveis ligeiros de acordo com os parâmetros e especificações técnicas definidas pelos fabricantes e com as regras de segurança e de proteção ambiental aplicáveis.

Prémio Infante D. Henrique

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Prémio Infante D. Henrique

 

O Prémio Infante D. Henrique - “Proud to be The Duke of Edinburgh’s International Award in Portugal“ é um programa de Educação não formal, um verdadeiro desafio do início ao fim."

 

Não importa quem é ou de onde vem. Só necessita de ter mais de 13 anos até aos 24 anos, ter vontade de perceber que há mais na vida do que ficar sentado num sofá a observar a vida passar por si.

 

Existem três níveis que o jovem pode fazer e quando concluídos com êxito, recebe o Prémio Infante D. Henrique “The Duke of Edinburgh’s International Award”, de acordo com o nível que fez: Bronze, Prata e Ouro.

 

 

A principal diferença entre os três níveis são: o tempo mínimo necessário para concluir cada nível, o grau de dificuldade e a idade mínima para começar.

 

O participante irá apoiar pessoas ou a comunidade, fará um desporto, desenvolverá novos talentos, participará numa aventura e ainda participará num Projeto Residencial (este último somente para Ouro).

 

A melhor parte é: o participante poder escolher o que quer fazer!

 

O programa de cada participante tem muitas atividades e pelo caminho terá novas experiências, fará novos amigos e desenvolverá talentos que o acompanharão durante a sua vida.

 

Dependendo da idade o participante pode optar por fazer qualquer nível, desde que seja elegível, mas a maior parte dos jovens prefere começar por Bronze. Existem idades mínimas para cada nível, pelo que faz mais sentido começar no primeiro nível e subir gradualmente para o mais alto em vez de ir directamente para o último.

 

Não se esqueça que tem até aos 25 anos para completar qualquer um dos níveis e receber o Prémio.

 

A tabela anexa, mostra as diferentes idades e os requisitos de tempo para cada nível e secção.

 

O participante recebe um Prémio ao concluir um programa pessoal de atividades, composto por quatro secções (cinco no caso do nível Ouro).

 

As secções são:

 

Voluntariado: inspirar os jovens a fazer a diferença nas suas comunidades ou a alguém da comunidade e desenvolver compaixão, ao prestar serviço a outros. Ajudar alguém da comunidade ou ambiente, etc.

 

Atividade Física: inspirar os jovens a alcançar maior aptidão física e um estilo de vida saudável, através da participação e melhoria na atividade física. Ginásio, ténis, basquetebol, etc.

 

Talentos: Inspirar os jovens a desenvolverem competências práticas e sociais e interesses pessoais. Tocar instrumento musical, aprender uma língua estrangeira ou programação, etc.

 

Aventura: Inspirar os jovens a desenvolverem iniciativa e espírito de aventura e descoberta, através de planeamento, treino para, e completar uma jornada de aventura como membro de uma equipa.

 

Projeto Residencial: Inspirar os participantes a participar num projeto com objetivos definidos, num período de tempo intenso, com pessoas que não conhecem, geralmente de diferentes origens e permitir que apareçam visões alternativas para os desafios que irão enfrentar. A secção residencial aumenta as suas experiências, capacitando-os a fazer a diferença num ambiente residencial, em equipa. Ficar e trabalhar fora de casa como parte de uma equipa.

 

O tempo que o participante precisa de dedicar ao Prémio depende do nível em que está:

 

-        Nível Bronze, mínimo 6 meses para concluir.

 

-        Nível Prata mínimo 12 meses para concluir.

 

-        Nível Ouro 18 meses para concluir.

 

Participantes necessitam de mostrar empenho e atividade regular. Durante os períodos mínimos pelo menos uma hora por semana deve ser dedicada a cada atividade. Não é possível atingir um Prémio num sopro de entusiasmo, durante um fim-de-semana ou férias.

 

Lembre-se, todas as atividades do Prémio Infante D. Henrique têm que ser completadas até aos 25 anos.

 

Quando tiver terminado o tempo mínimo para completar um nível do Prémio, temos a certeza que os participantes se divertiram e vão querer continuar as atividades após a conclusão do programa.

 

Porque fazer o Prémio?

 

-        Porque desde o primeiro dia ao último é um verdadeiro desafio e cada secção de atividades pessoais oferece alguma coisa diferente.

 

-        O participante desfrutará de experiências novas e inesquecíveis, descobrirá talentos que nunca pensou que tinha, conhecerá novas pessoas e no final aceita um desafio.

 

-        Além disso, fará coisas de que gosta e despertará para outras. É uma nova descoberta!

 

Depois, há outras coisas...

 

-        Como o facto de conquistar um Prémio, adquirirá novas competências, confiança e uma nova visão da vida.

 

-        É reconhecido por fazer algo (que pode já estar a fazer).

 

-        Mais, fará a diferença na vida de outras pessoas e da comunidade, estará mais apto fisicamente, mais saudável, fará novos amigos e ficará com memórias que duram para toda a vida.

 

-        Acima de tudo ficará pronto para desafios futuros “WORLD READY”.

 

Acima de tudo, é uma experiencia única, divertida!

 

O nosso objetivo é criar um ambiente de aprendizagem seguro, feliz e estimulante, dentro do qual todos os membros da nossa comunidade podem atingir o seu potencial e desenvolver um compromisso com a aprendizagem ao longo da vida.

 

Para saber mais e efetuar a inscrição, contacta um dos seguintes professores:

 

Carla Leão: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Cláudia Almeida: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

João Alves: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

 

 

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ERASMUS - EB das NAUS NA POLÓNIA

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ERASMUS

Escolas das Naus no "Green Planet Film Festival"

 

O Agrupamento de Escolas Gil Eanes, através da Escola Básica das Naus, participou de 15 a 19 de novembro no projeto europeu “Erasmus + / European Green Planet Film Festival”.

 

Para além das Naus, o projeto que tem como dois pilares a promoção do cinema e animação em sala de aula e a celebração de vários festivais de curtas-metragens ambientais, junta ainda o Institut Vacarisses (Espanha), o Istituto Comprensivo “Falconara Centro” (Itália) e a Szkola Podstawowa im Jana Pawła II w Koszęcinie (Polónia).

 

Assim, sete alunos e dois professores estiveram em mobilidade em Koszęcin, na Polónia, para, ao longo de uma semana, trabalharem em pequenos grupos internacionais na pesquisa, edição e produção de curtas-metragens em “stop motion” sobre a fauna e flora polacas, utilizando para o efeito a aplicação gratuita “Stop Motion Studio”.

 

Das visitas culturais realizadas, destacou-se a impressionante visita ao Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau. Alunos e professores percorreram - em respeitador silêncio – os caminhos antes percorridos por mais de um milhão de seres humanos que aí perderam a vida…

     

Bebelândia 2021

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BEBELÂNDIA 2021
AJUDE-NOS A AJUDAR QUEM MAIS PRECISA
 
Até final de dezembro está a decorrer a segunda edição da "Bebelândia", uma iniciativa do Banco de Voluntariado Juvenil do AEGE que, cooperação solidária com a NECI e ELILagos, está a promover mais uma campanha de angariação de produtos destinados a bebés de famílias carenciadas da nossa região.
 
O objetivo passa por recolher o maior número possível de produtos relacionados com as necessidades de bebés, de acordo com as indicações dadas pelos nossos parceiros (fraldas a partir do tamanho 3).
 
Há ainda a possibilidade de envolver turmas, no contexto dos projetos de cidadania, assim como funcionários do agrupamento, e encarregados de educação.
 
Para que haja sucesso neste projeto coordenado pela NECI e pela Equipa Local de Intervenção Precoce na Infância de Lagos (para os concelhos de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo) o Banco de Voluntariado Juvenil apela à participação de todos para ajudar no apoio a estas famílias que, em grande medida, se encontram em estado de carência, ainda agravada com a pandemia que atravessamos.
 
Para este efeito, e como vem sendo hábito, agradece-se que os produtos sejam colocados no recipiente situado na entrada, em frente ao PBX, até ao final de dezembro de 2021.
   
     

“A Terra Treme” – Exercício ANPC

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Ameijeira passa teste com distinção

 

Apenas dois minutos foi o tempo necessário para evacuar mais de 300 crianças das salas de aula da EB1 da Ameijeira, num simulacro de sismo que decorreu hoje, pelas 11h05, um pouco por todo o país, num exercício anual organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

 

Sob o olhar atento da Proteção Civil de Lagos – que coordenou a ação no nosso concelho, quer na EB1 da Ameijeira, quer na Secundária Júlio Dantas –, centenas de alunos, docentes e pessoal não docente da EB1 da Ameijeira deram uma excelente resposta ao desafio proposto.

 

Segundo o plano inicial deste simulacro, pelas 11h05 “A Terra Tremeu” e a primeira ação passava pela colocação de todos os alunos por baixo das carteiras, enquanto professores e auxiliares ficavam sob proteção dos vãos de portas. Depois, e seguindo o plano traçado, ordeiramente todos se concentraram no ponto de encontro, no pátio, longe de estruturas edificadas.

 

Ao todo, foram necessários apenas dois minutos para evacuar as salas de aula e 5 minutos para que todos estivessem perfilados, ordeiramente, sempre sob olhar atento de professores, educadores e pessoal não docente.

 

O pouco tempo necessário merece particular destaque pois, fruto da não realização deste tipo de exercícios durante 2020 em virtude da pandemia, para muitos foi a primeira vez que participaram num simulacro.

 

Numa zona por especiais riscos como Lagos, ou não estivéssemos próximos de uma falha sísmica que no passado já causou muita destruição, este tipo de exercícios assume particular importância. Todos aprenderam que pequenos gestos podem salvar vidas: “Baixar, Proteger e Aguardar”, numa primeira fase, sair ordeiramente numa segunda.

 
       

 

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Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos