Account
Please wait, authorizing ...
×

Artigos

Manuais Escolares Reutilizados

Manuais 011   

Entrega de manuais escolares reutilizados

A partir de 2ª feira, 6 de Setembro, poderão ser levantados os manuais escolares reutilizados de acordo com o quadro anexo.

 

Agradece-se o cumprimento do calendário apresentado para que sejam cumpridas as regras de segurança.

 

Datas Manuais


 

 
     
     

 

 

Manuais Escolares 2021/2022

Manuais Escolares peq

 

Papelariaslagos manuais escolares
 

 
MANUAIS ESCOLARES
 
Para beneficiar de manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação têm de registar-se em www.manuaisescolares.pt ou através da aplicação móvel "Edu Rede Escolar" (app “Edu Rede Escolar”).
 
No primeiro acesso, será necessário confirmar o número de contribuinte (NIF), devendo os encarregados de educação ter consigo os dados de acesso ao Portal das Finanças para que seja efetuada a validação. Caso não tenham os dados, devem solicitá-los através do Portal das Finanças.
 
Para proceder ao levantamento dos manuais escolares será necessário imprimir os vales ou apresentá-los em formato digital. Na impossibilidade de aceder à internet, o encarregado de educação deve dirigir-se à escola onde o seu educando está matriculado e solicitar os vales em papel.
 
Neste momento, como poderá verificar em www.manuaisescolares.pt, já se encontram emitidos os vouchers para todos os anos das escolas do primeiro ciclo, assim como os do 7º ano da Escola das Naus e o 10º ano da Secundária Gil Eanes.
 
Eis as quatro livrarias registadas no nosso concelho:
 
FNAC - Lagos - Hipermercado Intermarché - Apartado 669 -
Lugar da Pedra Alçada - Ameijeira Verde, 8600-546 LAGOS
 
Livraria Tio Papel III - Rua Dr. Guerreiro Telo, 45 , 8600-732 Lagos
 
Livros da Ria Formosa - Avenida dos Descobrimentos, 43 I, LOJA K , 8600-645 LAGOS
 
Papelaria Natal - Rua 25 de Abril nº 19 , 8600-763 Lagos
     
 
     

Chinicato - Ateliê de Artes Visuais

1   

Chinicato - Ateliê de Artes Visuais

 

A turma 3.º O da EB1 do Chinicato desenvolveu, de 21 a 25 de junho, um Atelier de Artes Visuais com a artista Susana de Medeiros, no âmbito do projeto Gymnasium da Associação Cultural Casa Branca.

 

A ideia passava por lançar um desafio aos mais novos que passava por conseguirem olhar com mais atenção para o lugar onde vivem e, a partir das experiências de cada um no seu do dia-a-dia, usar a imaginação para fazer nascer formas, objetos, palavras e ‘estórias’.

 

Com a partilha dos processos criativos e privilegiando a experiência, a exploração de várias matérias-primas e das relações entre corpo, matéria e suporte e meio, a proposta de Susana de Medeiros de ter “os pés no chão para explorar o que nos rodeia e a cabeça no ar para imaginar e voar com os nossos pensamentos” foi amplamente aceite com entusiasmo por todos.

 
 2    
     

Voando nas Asas de um Bando de Poetas

Bando9

Bando4

 

Bando8

Bando7 

 
12.º ano do Curso de Artes
O BANDO QUE GANHOU ASAS
 
Os alunos “finalistas” de Artes da Escola Secundária Gil Eanes apresentaram a obra “Voando nas Asas de um Bando de Poetas”, em pleno Centro Cultural de Lagos. Poemas, música e dança marcaram o fim de tarde do último dia de junho de 2021, rematado com a inauguração da exposição “Bando de Artistas”, que encerrou um evento para mais tarde recordar.
 
Como todas as boas ideias, o nascimento deste projeto começou por ser aparentemente uma obra do acaso. A explicação foi dada por Fernando Ildefonso, professor de Filosofia deste grupo de alunos no 10.º e 11.º ano: “Alguns alunos queriam sair mais cedo e eu coloquei uma condição prévia para que isso acontecesse: teriam de fazer um poema e só depois poderiam sair. Gradualmente, aos poemas foram sendo somados desenhos e outros pequenos textos. Foi assim que tudo começou, logo no início do percurso do secundário. Hoje, três anos depois, os resultados estão à vista”.
 
Neste ano letivo, o último no nosso agrupamento para todo o “bando”, Fernando Ildefonso já não era professor da turma porque a Filosofia não faz parte do programa do 12.º ano de Artes. Mas nem assim o projeto caiu: “Nem acreditamos que acabamos o 12.º ano e já temos um livro editado”, referiu no agradecimento final Anastácia Moreira, delegada de turma e um dos motores desta realização. “Nunca baixámos os braços – continuou a aluna, visivelmente entusiasmada – e, mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia que quase impedia a realização deste evento, não desistimos e nunca deixámos de acreditar que era possível”.
 
A verdade é que, três anos depois de tudo começar, é hoje possível ler esta obra que reúne um belo conjunto de poemas que cruzam e entrecruzam a poesia com a filosofia, devidamente ilustrados por obras dos próprios e de outros colegas, num trabalho coordenado pela professora Maria Clara Encarnação, que deu origem à exposição “Bando de Artistas”, patente no Centro Cultural de Lagos até 31 de julho.
 
MÚSICA, CANTO, DANÇA E ILUSTRAÇÃO
 
Quanto ao evento em si, realizado dentro de apertadas normas de segurança e distanciamento social, foi uma excelente forma de voltar a juntar a comunidade escolar e as forças vivas da cidade.
 
A organização ficou a cargo do “Grupo dos Amigos de Lagos”, instituição parceira do Agrupamento de Escolas Gil Eanes que, com o apoio da Câmara Municipal, Junta de Freguesia de São Gonçalo e Intermarché de Lagos, levou a cabo um evento marcado por forte simbolismo e emoção, ou não se tratasse de um “até sempre” para alunos que, neste fim de ciclo, deixam agora o ninho para poder voar pelos céus das suas próprias vidas.
 
A música esteve sempre presente, acompanhando a leitura de textos e apontamentos de dança a cargo de Catarina Filipe e João Correia, com particular destaque para a voz de Amaro Romão, que apanhou de surpresa quem ainda não conhecia as suas capacidades artísticas.
 
Presente no evento esteve a vereadora com o pelouro da Educação, Sara Coelho, que resumiu o sentimento geral numa única frase: “É um orgulho perceber que, em Lagos, continuamos a produzir arte de qualidade e que as nossas escolas são uma referência. A Câmara Municipal de Lagos estará sempre presente e apoiará todos os que aqui nascem ou escolhem Lagos como sua casa”.
 
Para quem não pôde estar presente, fica o convite a que visitem a exposição e adquiram o livro junto do Grupo de Amigos de Lagos. Para o fim, deixamos o mais importante. Os nomes de todos os artistas que agora partem, levantando voo e saindo do seu ninho, rumo à concretização dos sonhos típicos de quem tem toda uma vida à sua frente.
 
Autores da Obra: Alexandre Craveiro; Anastácia Moreira; Carolina Sousa; Catarina Filipe; Íris Nicolau; Jamila Rocci; João Correia; Kevin Guerreiro; Lara Lima; Leon Scnheider; Mike Romano; Mislaine Pereira; Rafaela Seabra; Soraia Calixto; Taíssa Silva; Tomás Oliveira
 
Exposição “Bando de Artistas”: Amaro Romão; Anastácia Moreira; Carolina Sousa; Catarina Filipe; Íris Nicolau; Jamila Rocci; João Correia; Lara Lima; Leon Scnheider; Mike Romano; Mislaine Pereira; Ricardo Correia; Taíssa Silva; Tomás Oliveira
 
     
     
     

Lagos na Rota da Escravatura

RotaEscravatura1  RotaEscravatura2 

LAGOS NA ROTA DA ESCRAVATURA

Os alunos do 10.° G-AT (Curso Profissional de Técnico em Animação de Turismo) realizaram um trabalho denominado “Um Roteiro Turístico para Lagos na rota da escravatura”, no âmbito da componente transversal de Cidadania e Desenvolvimento.

Feito em formato de desdobrável, a publicação procura realizar um roteiro pelo património histórico, cultural e artístico de Lagos, tendo como pano de fundo a questão da escravatura na época dos descobrimentos e o (des)encontro de culturas, nos domínios dos Direitos Humanos e da Interculturalidade.

 RotaEscravatura3  RotaEscravatura4  

Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos