Account
Please wait, authorizing ...
×

Artigos

Kcitar Challenge 2021

Kcitar 2021 2 
SEMPRE A INOVAR... E A GANHAR!
 
A turma de Eletrotecnia do 10.º ano da Escola Secundária Gil Eanes participou, com duas equipas, na primeira edição do concurso KCITAR Challenge 2021, promovido pela Universidade do Algarve.
 
A prova, que consistia na construção de robôs autolocomotivos, com capacidade de se deslocarem autonomamente, foi magistralmente ganha pela equipa "Binow" (formada pelos alunos Daniel José, Francisco Augusto, Martim Conceição, Matheus Santos e Tiago Duarte), orientada pelo professor Emanuel Baptista, nas categorias de melhor projeto e melhor design e layout.
 
Enorme destaque também mereceu a equipa Sputnik, formada pelos alunos, Dylan Costa, Egor Kalinin, Manuel Landeiro, Miguel Chirilov, Rodrigo Viana, orientados pelo professor José Fernandes, que ficaram com o 3.º prémio na categoria de melhor projeto.
 
A todos os nossos parabéns. São o nosso orgulho e representaram o nosso agrupamento e o concelho de Lagos da melhor forma possível.
 
Vídeo de Apresentação dos trabalhos em:
https://youtu.be/saXiyPMuiyI
 
 
 
     

Cursos Profissionais

Bombeiro1
 

CURSO PROFISSIONAL DE BOMBEIRO

 

Proteger pessoas e bens em perigo e prestar socorro em situações de emergência, acidente grave ou catástrofe, garantindo a sua segurança nas operações de resposta a incêndios e outras, em articulação com os outros elementos da(s) equipa(s) de intervenção, com recursos meios técnicos individuais e coletivos específicos e aplicação de técnicas e normas operacionais, bem como participar em atividades de prevenção, sensibilização e outras no âmbito da proteção civil preventiva de acordo com a legislação aplicável. 

 

AQUI as Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) do curso

 

AQUI o Plano de Formação da Componente Tecnológica

   
 Automacao1

 CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE ELETRÓNICA, AUTOMAÇÃO E COMANDO

 

Efetuar a instalação, manutenção e reparação
de equipamentos elétricos/eletrónicos, eletromecânicos e de automação e comando, assegurando a otimização do seu funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.

 

AQUI as Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) do curso

 

AQUI o Plano de Formação da Componente Tecnológica

   
 Turismo1

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE AGÊNCIAS DE VIAGENS E TRANSPORTES

Efetuar o planeamento, a promoção e a venda de
produtos e serviços turísticos, de modo a garantir um serviço de qualidade e a
satisfação dos clientes.

 

 

AQUI as Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) do curso

AQUI o Plano de Formação da Componente Tecnológica

   
 Estetica1

CURSO PROFISSIONAL DE ESTETICISTA

Executar os cuidados estéticos, tendo em conta as normas de ambiente,
segurança e saúde, procedendo à identificação do estado da pele, das unhas e do pelo, bem
como a tratamentos integrais ou parciais de rosto e/ou corpo utilizando, para o efeito, os
processos manuais e mecânicos com recurso a equipamentos e produtos cosméticos
adequados, em institutos de beleza e outros similares.

 

AQUI as Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) do curso

 

AQUI o Plano de Formação da Componente Tecnológica

   

Dia Mundial do Ambiente

Odiaxere Ambiente2     

GNR visita EB1 de Odiáxere

 

No âmbito das celebrações do Dia Mundial do Ambiente, que se celebrou no passado sábado, 5 de junho, os agentes Paulo e Nelson Costa, ambos da GNR de Lagos, estiveram no dia 4 de junho na EB1 de Odiáxere para realizar uma ação de sensibilização junto dos alunos do 1Q da escola.

 

Além de ouvirem atentamente os conselhos úteis dados pelos elementos desta força de segurança, que também explicaram a importância da preservação dos nossos recursos naturais para o futuro das novas gerações, os alunos tiveram ainda oportunidade de elaborar um cartaz alusivo à data.

 Odiaxere Ambiente3    
     

Escola das Naus: Ecossistema da Meia-Praia

IMG20210615112614

abelha

turma2

turma4

turma3

construcoes

 

Dunas: muito mais do que divãs

 

Alunos do 5.º ano da Escola das Naus aprendem nas dunas da Meia-Praia a importância do ecossistema que os rodeia. Projeto envolve várias disciplinas e conta com a colaboração da Escola Azul e da associação ambientalista “A Rocha”.

 

Quem acha que a sala de aula é o único local de aprendizagem está completamente enganado. No projeto educativo de uma criança ou jovem, nada supera o contacto com a realidade, sobretudo aquela que está ali mesmo do outro lado da rua.

 

Imbuídos nesse espírito, professores de várias disciplinas da Escola das Naus deram as mãos e meteram-nas na “massa”, ou seja, criaram um projeto comum que envolve vários quadrantes pedagógicos e, até final do ano letivo, irá levar todos os alunos do 5.º ano a conhecer as dunas da Meia-Praia e todo o ecossistema que as envolve.

 

No passado dia 15, as turmas do 5.º C e 5.º E deram o “pontapé de saída” e, a julgar pela reação dos mais pequenos, a aceitação não podia ser maior. As atividades propostas passavam por, numa primeira fase, conhecer as dunas, a sua importância estratégica na preservação da linha de costa e os animais que nelas habitam ou se reproduzem. Com o apoio dos técnicos da “Rocha”, os mais novos puderam conhecer “in loco” espécies animais e vegetais que compõem o cordão dunar.

 

A importância das dunas

 

Ao contrário do que diz a música dos GNR, as dunas são muito mais do que divãs. Para aves, répteis, insetos e até mamíferos, são mesmo a única casa que têm, pois há espécies autóctones que só se desenvolvem nesta zona do mundo.

 

Como se não fosse suficiente, as dunas são o garante da contenção da faixa costeira, elemento vital numa altura em que o mundo, por via do aquecimento global, é confrontado diariamente com a subida dos níveis médios da água do mar.

 

Foi tudo isso e muito mais que os mais novos aprenderam, sempre atentos às explicações dadas por quem faz da defesa deste território a sua missão. Além disso, os alunos puderam ainda fazer construções artísticas na areia, inseridas na disciplina de Educação Visual, com temas relativos aos assuntos estudados em sala de aula, nomeadamente a obra “Rapaz de Bronze”, de Sophia de Mello Breyner, estudada nas aulas de Português, formas geométricas, em Matemática, ou os pontos cardeais, em História e Geografia.

 

Se pensarmos que a ação remete imediatamente para o programa de Ciências, para os projetos apoiados pela Escola Azul e ainda para os conteúdos programáticos de Cidadania, faltava apenas a Educação Física para fechar o ciclo. Pois bem, o mergulho nas águas da Meia-Praia e alguns conceitos de natação em águas abertas fecharam o lote de disciplinas abraçadas.

 

Melhor era difícil!

 
 
       
       

 

 

 

Concurso para Bolsa de Estudo

Meninas Ciencia1     
MENINAS NA CIÊNCIA POWERED BY BARBIE
 
Se és uma estudante do sexo feminino a frequentar o 12.º ano de escolaridade em Portugal, este anúncio é para ti: podes ganhar uma bolsa de estudo no valor de três mil euros para ingressar em qualquer curso de Ciência e/ou Tecnologia da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.
 
Elvira Fortunato, investigadora e docente da NOVA School of Science and Technolgy | FCT NOVA, e Barbie (Matel), a mais famosa das bonecas, uniram-se para inspirar as estudantes portuguesas a serem o que quiserem, com o programa “Meninas na Ciência powered by Barbie”.
 
Este programa, que pretende combater a desigualdade e influenciar positivamenteas mulheres de amanhã, tem como objetivo fornecer às meninas os recursos e o apoio de que precisam para continuarem a acreditar que podem ser tudo o que se propuserem a ser.
 
Como participar?
 
Para participares no concurso, terás de desenvolver um projeto de inovação e criatividade que te ajude a responder à questão “De que forma poderias mudar o mundo através da Ciência?” até ao dia 30 de junho.
 
Todas as candidaturas serão analisadas por um painel de jurados de excelência, composto por Elvira Fortunato, Sara Marçal, manager market developer da Mattel, e Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva, que ficará responsável pela seleção de 10 finalistas.
 
No dia 5 de julho, as finalistas serão convidadas a apresentar a sua ideia ao júri, que as avaliará mediante a criatividade e exequibilidade da proposta. Depois, no dia 20 de setembro, será anunciada a grande vencedora.
 
De que esperas para mostrar ao mundo que podes ser a Elvira Fortunato do amanhã?
 

Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos