Account
Please wait, authorizing ...
×

Uni sige small

Artigos

Projeto Erasmus+: Through old letter to new friendship

Projeto Erasmus+: Through old letter to new friendship


Vai começar o 2º ano do projeto e, entre 26 de setembro e 1 de outubro, num encontro transnacional em Constanta - Roménia,  nas margens Mar Negro, três professores do Agrupamento, juntamente com os nossos quatro parceiros - Croácia, Roménia, Turquia e Polónia, irão  preparar a continuação do que se começou em 2015 . Do que aí ficar acordado se darão notícias a todos os que têm acompanhado o projeto e a todos os que se queiram juntar neste ano letivo, do 1º ciclo ao secundário.
Existe uma enorme curiosidade na visita ao Museu de Arqueologia onde se encontram peças com inscrições parecidissimas com as da Escrita do Sudoeste, o que mostra ligações antigas a uma história comum.

images images2

Projeto Erasmus

Croácia Turquia Polónia Roménia  Portugal

Projeto Erasmus

Decorreu, entre 13 e 18 de novembro, a primeira reunião transnacional do programa europeu Erasmus+, «Through old letter to new friendship», que integra o Agrupamento de Escolas Gil Eanes, coordenado por uma instituição escolar croata; para além destes dois parceiros, o projeto conta com estabelecimentos de ensino da Turquia, Roménia e Polónia. Estiveram em Lagos doze docentes, que para além das reuniões de trabalho, que decorreram na Escola Secundária Gil Eanes e na Escola Básica das Naus, visitaram a Escola Básica do 1º ciclo da Odiáxere, o Museu de Portimão e efetuaram uma visita guiada pelo Dr. Rui Parreira, às muralhas medievais e seiscentistas de Lagos. Equipa da Croácia e Diretora do Agrupamento

Particularmente importante foi a visita ao Museu da Escrita do Sudoeste de Almodôvar, já que o tema português é o desta escrita peninsular. Acompanharam os parceiros do projeto europeu duas turmas, uma do 1º ciclo do 4º ano, e outra do 8º.

As visitas ao MESA contaram com a colaboração generosa de arqueólogos do Projeto Estela, que se mostraram disponíveis para cooperarem nas iniciativas futuras do projeto.

Parceiros do Projeto e coordenador dos Projetos Erasmus

Sendo o concelho de Lagos uma das zonas algarvias onde se encontraram estelas com inscrições da Escrita do Sudoeste, a cooperação entre escolas e outras instituições a ela ligadas, permitirá amplificar o conhecimento e valorização deste património, fundamental para a compreensão das raízes da literacia europeia, o que é um dos principais objetivos do Projeto Eramus+.

No jantar de encerramento, que contou com a presença da Presidente da Câmara de Lagos, ficou bem patente o agradecimento pela receção, a satisfação pela troca de experiências efetuada, pela gastronomia, e pelas paisagens e ambiente da cidade.

Sessão de trabalho Escola das Naus

Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos