Show de Fisica 2020   

Show de Física

O Agrupamento de Escolas Gil Eanes em Lagos, em articulação com o CCVnE - Clube de Ciência Viva na Escola, proporcionou, no dia 18 de dezembro de 2020, o SHOW DA FISICA dinamizado pelo parceiro do CCVnE: Fabrica Centro de Ciência Viva de Aveiro.
A atividade aconteceu no Centro Cultural de Lagos.
Promoção e divulgação da cultura científica e tecnológica através da abordagem do ensino não formal, como complemento do ensino formal, através de um espetáculo de ciência a pensar na abrangência do máximo de alunos participantes no projeto.
O SHOW DA FÍSICA, num formato de espetáculo para comunicar ciência, apresentou a Física através de um discurso simples aliado ao rigor científico, com momentos lúdicos e criativos com interatividade com o público.
 Palestra Carlos Filipe  

Palestra com o Dr. Carlos Filipe, diretor do CES

O Algarve é um hotspot mundial de Biodiversidade Subterrânea e é muito importante que as novas gerações o saibam e contribuam para a sua preservação.
Nas grutas subterrâneas existem ecossistemas de características únicas, e o seu "estado de saúde " é também um alerta para aquilo que poderá estar a passar-se à superfície.
Este projeto está a dar a conhecer a biodiversidade que vive em ambientes afóticos, a sua importância para a manutenção da qualidade dos aquíferos e como esta diversidade escondida deve ser protegida para assegurar o correto funcionamento dos serviços ecossistémicos.
O diretor do Centro de Estudos Subterrâneos, CES, Dr Carlos Filipe, dá a conhecer as grutas Algarvias, os seus habitantes mais comuns e mais facilmente visíveis (morcegos), o estado de preservação destes magníficos locais, a espeleologia e suas técnicas necessárias para descer às profundezas das grutas.
Visitem a nossa página e fiquem a conhecer um pouco mais do nosso projeto.... https://bibliotecasdogil.wixsite.com/.../biodiversidad

 Palestra Sofia Reboleira    

Projeto "A Biodiversidade do Algarve Profundo"


O Algarve, para além do Sol e das suas praias maravilhosas, tem um potencial subterrâneo pouco conhecido e pouco estudado.
Com este projeto propomos-nos a dar a conhecer à comunidade local e ao País, este mundo subterrâneo.
Os seus aquíferos, a sua vida cavernícola, a sua arqueologia, as suas lendas e muito mais.
Para melhor conhecermos esta realidade temos como nossa Coordenadora científica, a cientista de renome Internacional a doutora Ana Sofia Reboleira.
Esteve na nossa Escola, mais uma vez, para uma belíssima Palestra, a 12 de outubro, inserida no projeto " A Biodiversidade do Algarve Profundo" do Clube de Ciência Viva nas Escolas, CCVnE.

 

 

 Rede Biodiversidade algarve profundo    

As Atividades do Projeto, "A Biodiversidade do Algarve Profundo" continuam e fez-se o seu Balanço no FÓRUM DE CIÊNCIA, no dia 18 de dezembro 2019, na Escola Secundária Gil Eanes, com a apresentação de trabalhos de Investigação pelos alunos de vários cursos e anos de escolaridade, num projeto multidisciplinar e transversal a vários anos e áreas de estudo, tais como:
Curso de Ciências e Tecnologias, 10° ano, em temas tão diversos, como:
- A Biodiversidade;
- O Modelo Cársico;
- As Formação das grutas;
- As grutas e as estalactites e as estalagmites;
- Os morcegos;
- Animais cavernícolas descobertos pela cientista portuguesa Doutora Ana Sofia Reboleira;
- As visitas de estudo/Expedições efetuadas a grutas portuguesas na Serra de Aires e Candeeiros e no Algarve;
- Os morcegos e as grutas;
- A água versus Biodiversidade;
- ...
e
Trabalhos Laboratoriais envolvendo a utilização do Arduino pelos alunos dos Cursos Profissionais do 10° ano de Eletrónica Automóvel e de Eletrotecnia, do 11° ano Eletromecânica e do 12° ano do Curso de Técnico de Indústrias Alimentares.

SIGAM o desenvolvimento do Projeto do Agrupamento de Escolas Gil Eanes de Lagos, integrado na Rede de Clubes de Ciência Viva nas Escolas, com o Projeto, "A Biodiversidade do Algarve Profundo".

 

 

 Biodiversidade do Algarve Profundo    

O AGRUPAMENTO GIL EANES DE LAGOS INTERAGE VERTICALMENTE 💫🌝

O Agrupamento de Escolas Gil Eanes, de Lagos, com o seu Clube de Ciência Viva nas Escolas e o seu projeto, "Biodiversidade do Algarve Profundo",

interage verticalmente:

1° Q e 2° R (prof. Patricia Moutinho, David Oliveira e Marinela Figueira), 8° E e F (prof. Carla Rosado, FQ e Rosário Tomé, EV) e 9° A e D (prof. Virgílio Moedas e Isabel Torres, Ciências Naturais) 💫

O trabalho foi preparado em parceria com o Centro de Ciência Viva de Lagos.

Foram momentos repletos de emoção e divertimento.

APRENDER PODE SER DIVERTIDO 👍

Siga o desenvolvimento do Projeto "Biodiversidade do Algarve Profundo" - projeto transversal e multidisciplinar do Clube de Ciência Viva nas Escolas, em estreia articulação com a Biblioteca Escolar.

A Coordenadora do Projeto,

Raquel Sarmento Silva