gruta Ammar    

As aventuras continuam com os alunos envolvidos no Projeto da "Biodiversidade do Algarve Profundo".

Ontem, dia 10 de outubro de 2019, um grupo de alunos do 3° Ciclo, Secundário e Profissional partilharam uma aventura espeleológica à gruta do Ibn' Ammar, na Mexilhoeira da Carregação.

Visita sob coordenação técnica das Atividades de espeleologia do Centro de Estudos Subterrâneos, CES, Dr. Carlos Filipe e sob coordenação científica pela cientista Bioespeleóloga, Doutora Ana Sofia Reboleira, da Universidade de Copenhagen na Dinamarca.

No Algarve, as estigofaunas habitam águas que circulam nos maciços calcários, mais ou menos carsificados, o que, dada a facilidade com que esta circulação se processa pelos espaços amplos resultantes da dissolução da rocha, as expõe a um conjunto de potenciais agressões resultantes da alteração de parâmetros fisico- quimicos ambientais específicos.

Tratando-se de ecossistemas de caracteristicas únicas, o seu "estado de saúde" é também um alerta para aquilo que poderá estar a passar-se à superficie.

O Algarve é um hotspot mundial de biodiversidade subterrânea e é importante que as novas gerações o saibam e contribuam para a sua preservação.

Continuem a seguir os desenvolvimentos do nosso projeto 😉🐾🕷🐛🦗🦟🦐

A coordenadora do projeto

Raquel Sarmento Silva

 

 Serra de Aires e Candeeiros    

O Agrupamento de Escolas Gil Eanes de Lagos e o Projeto da Rede de Clubes da Ciência Viva nas Escolas com o seu Projeto, "A Biodiversidade do Algarve Profundo", continua com as suas Atividades.

A Expedição à Serra de Aire e Candeeiros nos dias 7 e 8 de outubro de 2019 com 41 alunos do 3° Ciclo e do Secundário foi repleta de novidades:

* Visita à gruta de St. António;

* Congresso com os " Cientistas Palmo e meio", na Escola Básica de Alcanede (Concelho de Santarém) que contou com a participação de 500 pessoas com 7 Apresentações de grupos de trabalho dos "Cientistas de palmo e meio" de diferentes escolas;

* Visita ao Centro de Interpretação Subterrânea da Gruta "Algar do Pena";

* Visita aos trilhos de dinossaurios da Jazida de icnitos de Vale de Meios.

Foi um programa cheio de novidades e muito entusiasmo.

"A Biodiversidade do Algarve Profundo" , com uma das suas equipas, viajou hoje, dia 7 de outubro de 2019, com um grupo de alunos do 3° Ciclo e do Secundário até à Serra de Aires e Candeeiros.

Depois de instalados no Centro de Ciência Viva do Alviela dirigimos-nos às grutas de Santo António, onde nos maravilhamos com a beleza das salas de estalagmites e estalactites. O Modelo Cársico em todo o seu esplendor.

A ação das águas subterrâneas nos maciços calcários durante milhões de anos oferecem-nos hoje um espetáculo estonteante.

O calcário seria impermeável não fossem as pequenas fendas que a superficie apresenta e a que se dá o nome de Diaclases. Ora esta rocha é muito vulnerável à ação quimica da água. A água que fica retida nas Diaclases vai dissolver o calcário e vai alargar estas fendas. É por esse motivo que esta rocha acaba por ser muito permeável. As formas que vão ser modeladas noa calcários vão depender da progressão da erosão. As estalactites, estalagmites e outras formações formadas por gotejamento são consideradas não só como resultantes de evaporação mas também porque quando a água subterrânea que circula sob pressão na rocha acima da caverna, atinge a caverna e perde dióxido de carbono por abaixamento de pressão, resultando que parte do bicarbonato passa a carbonato que é menos solúvel e geralmente isso acontece na extremidade de urna saliência sobre a água pinga e flui.

Siga o projeto da Rede de Clubes de Ciência Viva nas Escolas do Agrupamento de Escolas Gil Eanes de Lagos 👍🐾🐾🦋🐛🦟🕷🦗😊

 

 

 CVNE palestra Dr Luis Rodrigues

 

 

 "A Biodiversidade do Algarve Profundo " todos os dias dá pequenos passos, desenvolvendo-se 😃

O diretor do Centro de Ciência Viva de Lagos, Dr. Luis Rodrigues, esteve esta quinta-feira, dia 3 de outubro, na Escola Secundária Gil Eanes de Lagos para palestrar sobre "Biodiversidade".🐾🦀🦋🐛🦟🦂🐝🐞🦗🕷🐌🦐🦕

Uma Palestra para 100 alunos do 3° Ciclo e do Secundário.

A equipa agradece imenso ao Dr. Luis Rodrigues esta belissima e interessantissima Palestra, assim como a Parceria com o CCV de Lagos.

Acompanhe e participe no nosso projeto da Rede de Clubes de Ciência Viva nas Escolas, "A Biodiversidade do Algarve Profundo".

A coordenadora do projeto,

Raquel Sarmento Silva

 

 

 Palestra Dr. Carlos Filipe    

O Projeto "A Biodiversidade do Algarve Profundo" deu o seu primeiro passo

O diretor do CES, Centro de Estudos Subterrâneos, Dr. Carlos Filipe, forneceu uma palestra (para 2 turmas do 8 ano e duas turmas do 10 ano) de sensibilização e de informação sobre o "Algarve Profundo" e as suas grutas.
Um grupo de alunos motivados irá participar numa visita a uma gruta selvagem existente em Portimão, a Ibn' Ammar.
Esta visita terá como parceiros o diretor do CES e a cientista bioespeleologa Dra. Ana Sofia Reboleira.

Acompanhe e participe no nosso projeto da Rede de Clubes de Ciência Viva nas Escolas.