Workshop de Arduino I    

O Projeto, "A Biodiversidade do Algarve Profundo" desenvolve-se transversalmente e multidisciplinarmente.

Nestas diversas vertentes necessita de uma grande componente científica.

Uma delas é a necessidade de mensurar variáveis quando se estudam os aquíferos subterrâneos, os espaços envolventes, ou quando se pretende estudar os animais cavernícolas.

De modo a tornar isso possível um grupo de alunos vai construir instrumentos de medição, utilizando o ARDUINO ASSOCIADO A SENSORES DE MEDIÇÃO DE DETERMINADAS PROPRIEDADES ESPECÍFICAS, COMO A TEMPERATURS, PRESSÃO, HUMIDADE, ULTRASONS, ETC.

ARDUINO é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring , e é essencialmente C/C++.

O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por principiantes. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e ferramentas mais complicadas.

Esta ferramenta vai ser desenvolvida e construída por um grupo de alunos do 10° A, 11° H_MI e 12° D_IA, com a colaboração dos professores do Clube de Robótica (em construção na ES Gil Eanes) e os Parceiros deste Projeto, Centro de Ciência Viva de Lagos.

Sigam o desenvolvimento deste Projeto do Agrupamento de Escolas Gil Eanes de Lagos, integrado Na Rede de Clubes de Ciência Viva nas Escolas, com o Projeto, "A Biodiversidade do Algarve Profundo" 🌿🌱🍂🍃🕸🐉🦎🦟🐾🕷🦗😃👍

 

 

 Encontro de lancamento da Rede    

CLUBE CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA

Encontro de Lançamento da Rede - Ano letivo de 2019 - 2020

15 de outubro - Teatro José Lúcio da Silva, Leiria

"Os Clubes Ciência Viva são uma oportunidade para fazer a diferença 😉

Por uma educação cientifica que permita a compreensão dos fenômenos, acontecimentos que compõem o mundo físico, biológico e social, a partir de atividades práticas e experimentais que se alicercem em temas transversais do quotidiano dos alunos e do mundo que os rodeia.

Formar cidadãos responsáveis, críticos e autonomos, capacitados e capazes de evoluir na sociedade digital e em permanente mudança em que nasceram.

Texto da comunicação, Terra Finita: Escolhos, Escolhas. pelo Prof. Associado com Agregação na Universidade de Lisboa, ex-presidente da Society for Geology Applied to Mineral Deposits, Presidente do Centro de Ciência Viva do Lousal, Jorge M.R.S. Relvas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

 

 

 Palestra III Expedicao em Timor    

Rede de Clubes de Ciência Viva nas Escolas no Agrupamento de Escolas Gil Eanes de Lagos acontece...

Palestra, no dia 11 de outubro de 2019, com a cientista bioespeleologa, a Doutora Ana Sofia Reboleira, que nos presenteou no final da sua espetacular Palestra, um filme de uma sua Expedição às profundezas de Timor.

Convidamos-vos a assistir a esta belíssima reportagem

👍😃

🦗🕷🐾🦟🦎🐉🕸🍃🍂

 

 

 Palestra III Doutora Ana Sofia Reboleira    

Cientista vem à Escola, AEGE em Lagos 😍

A Cientista Bioespeleologa Doutora Ana Sofia Reboleira, coordenadora científica do projeto, "A Biodiversidade do Algarve Profundo", no dia 11 de outubro de 2019, veio à Escola Secundária Gil Eanes de Lagos presentear-nos com uma Excelente Palestra 👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Agradecemos profundamente a Doutora Ana Sofia Reboleira que veio propositadamente da Dinamarca onde reside, leciona e investiga, mais especificamente na Universidade de Copenhagen, Natural History Museum of Denmark.

A cientista alertou e informou a comunidade educativa que o Algarve é um hotspot mundial de biodiversidade subterrânea e é importante que as novas gerações o saibam e contribuam para a sua preservação.

A cientista deu a conhecer a biodiversidade que vive em ambientes afoticos, a sua importância para a manutenção da qualidade dos aquíferos e como esta diversidade escondida deve ser protegida para assegurar o correto funcionamento dos serviços ecossistemicos.

Tratando-se de ecossistemas de características únicas, o seu "estado de saúde " é também um alerta para aquilo que poderá estar a passar-se à superfície.

Longe da vista e, frequentemente, do coração, os ecossistemas subterrâneos estão a ser uma oportunidade de aliar conhecimento de todas as disciplinas da área científica e da área geral e da área artística, derrubando barreiras que, embora artificiais, tendem a compartimentar conhecimentos nas cabeças dos nossos alunos.

Mais uma vez se provou que ser possivel aliar e complementar conhecimentos desde idades muito jovens (1° ciclo) até aos mais velhos (secundário).

Estamos muito Felizes por toda a PARTILHA que se verificou no dia 11 de outubro com a Palestra da cientista Doutora Ana Sofia Reboleira.

Acompanhe, partilhe e participe nas Atividades do Clube de Ciência Viva no Agrupamento de Escolas Gil Eanes de Lagos

🐾🐾🐾🐾🐾🐾🐾🐾🐾🐾🕷🐛🦋🦖🦟🦗🦐😍

 

 

 Palestra III apresentacao do 1 ciclo    

O dia 12 de outubro de 2019 foi um dia muito especial para o Agrupamento de Escolas Gil Eanes de Lagos, e o seu Clube de Ciência Viva, com o seu projeto, "A Biodiversidade do Algarve Profundo".

A transversalidade do projeto e a coadjuvancia no seu melhor 😍

Os meninos do 1° ano da professora Patrícia Moutinho e do 2° ano do professor David Oliveira, da Escola Básica de Odiáxere, BRILHARAM com a sua atuação de boas vindas à cientista bioespeleóloga Doutora Ana Sofia Reboleira, da Universidade de Copenhaga na Dinamarca, e coordenadora cientifica do nosso projeto.

Os professores Patricia Moutinho, David Oliveira, José Bago d' Uva, Carla Bouça e a Sra assistente operacional Anabela Martins estão de Parabéns pelo Excelente trabalho que realizaram com os alunos do 1° e do 2° ano.

Foi um momento Perfeito, Emocionante e Lindíssimo 🥰😍🦐🦟🦗🐛🕷🐾🦋