Quem somos

O Agrupamento de Escolas Gil Eanes, criado e homologado em 2010, foi o resultado da integração da Escola Secundária Gil Eanes (sede), da Escola Básica das Naus e de duas escolas do 1.º ciclo com Jardim de Infância (Ameijeira e Sophia de Mello Breyner Andresen), e de três escolas básicas localizadas fora do perímetro urbano de Lagos: Bensafrim, Chinicato e Odiáxere.

Um grande grupo de crianças senta-se de pernas cruzadas no chão de um ginásio, com as mãos erguidas, rodeado por uma multidão de adultos em pé, numa reunião escolar.

Ao longo dos anos, os vários organismos da estrutura escolar têm trabalhado de forma a fomentar o espírito de agrupamento como um corpo único que se constitua resposta sempre válida e renovada às necessidades da comunidade e às expetativas dos alunos e encarregados de educação.

Por isso, têm existido ofertas formativas inclusivas, a par de outras metodologias de trabalho (pares pedagógicos, assessorias, trabalho colaborativo) e dos muitos projetos de diversificadas áreas como a arte, a música, o teatro, a rádio ou a ciência, que fazem deste um agrupamento cada vez mais dinâmico.

Paralelamente, são várias as parcerias internacionais do plano de desenvolvimento europeu, como o “Erasmus+etwinning”, em que o agrupamento tem participado permanentemente e que têm levado alunos e professores a outras realidades escolares da Europa.

A nível local, o agrupamento tem mantido vários protocolos com associações locais da área artística (LAC, Casa Branca, TEL) e científica (Centro de Ciência Viva), entre outras, num diálogo multicultural e intergeracional, para além do desenvolvimento de projetos educativos diferenciadores como os clubes e projetos escolares (Teatro, Ciência, Artes, Gil Rock School), desporto escolar em diversas modalidades, uma vasta rede de bibliotecas e refeitórios. Integrados na comunidade educativa, merecem também destaque a existência de associações de pais e de estudantes, elementos decisivos para uma harmonização dos diversos agentes educativos na comunidade.

Nos últimos anos, o AEGE implementou planos de inovação em todas as escolas que o constituem, com o intuito de desenvolver formas contextualizadas e adequadas à sua realidade, no sentido de promover o sucesso escolar dos alunos, favorecer a inclusão, desenvolver áreas de competência identificadas como prioritárias, implementar um sistema de gestão intermédia potenciador do trabalho colaborativo e dar relevo às artes como elemento transversal de interesse pedagógico no agrupamento.