Associação de estudantes
As associações de estudantes representam os alunos do respetivo estabelecimento de ensino básico, secundário, superior ou profissional, tal como foi oficialmente definido na Lei de Bases do Sistema Educativo.
Estatuto Legal
As associações de estudantes têm direito a dispor de instalações próprias, cedidas a título gratuito, nos estabelecimentos de ensino a que se encontram afetas, mediante protocolo a celebrar com os órgãos diretivos das respetivas entidades escolares, de forma a melhor prosseguirem e desenvolverem a sua atividade.
Entre outros, têm direito de participação na elaboração da legislação sobre o ensino ou na definição da política educativa, participação na vida escolar, bem como direitos de informação.
Têm ainda direito a receber anualmente um subsídio a suportar pelo orçamento da escola no valor de 0,25% do indexante de apoios sociais por estudante, com um valor total mínimo de 125% desse indexante. As associações de estudantes regem-se, designadamente, pelo disposto no Regime Jurídico do Associativismo Jovem, aprovado pela Lei n.º 23/2006, de 23 de junho.
Associações de Estudantes do AEGE
O Agrupamento de Escolas Gil Eanes dispões de uma Associação de Estudantes, designadamente a Associação de Estudantes da Escola Secundária Gil Eanes.
Anualmente, a Associação de Estudantes desenvolve um conjunto de atividades cujo impacto se sente na organização escolar da Escola Secundária Gil Eanes, designadamente na apresentação de propostas do Orçamento Participativo, sendo ainda responsável pela organização de eventos como o Mister/Miss AEGE, bailes e viagens de finalistas, festas temáticas, provas desportivas ou ações de solidariedade.