Account
Please wait, authorizing ...
×

Uni sige small

Mensagem da Diretora do Agrupamento

 Pcouto Foto

 

 

 

Logtipo do AEGE

        

Caros Agentes Educativos,

 

Dirijo-me a todos vós, enquanto responsável pelo nosso Agrupamento de Escolas, com o objetivo de desejar um ótimo ano escolar a todos os envolvidos, sejam eles pessoal docente e não docente, encarregados de educação ou alunos.

 

Como bem sabem, os últimos dois anos não foram fáceis. A pandemia que atravessámos exigiu o máximo de todos nós, porque a Escola, tal como a defendemos, deveria ser sempre um espaço de encontro, de contacto, de proximidade. Não se aprende só nas aulas, porque muitas das competências que se adquirem no ambiente escolar extravasam os programas curriculares.

 

Sei, enquanto professora e pessoa desde sempre interessada nas novas metodologias de ensino, que muito se perdeu. Sabemos todos. Neste momento em que a saúde pública foi defendida e que a vacinação avança em excelente ritmo, é tempo de virar a página.

 

Claro que continuaremos a ter cuidado, porque o vírus ainda anda por aí. Por isso, no ambiente escolar continuaremos a pugnar pelo uso da máscara, dentro e fora da sala de aula, além dos cuidados óbvios a nível da limpeza dos espaços e desinfeção de materiais e dos próprios agentes educativos. Paralelamente, o Ministério da Educação já deu indicações que continuará a ser feita testagem de professores, auxiliares e alunos, de forma a evitar futuros surtos.

 

Ainda assim, importa relevar que tudo leva a crer que as medidas do passado, como o isolamento profiláticos de professores e alunos, sejam muito mais criteriosas, afastando-se assim a hipótese de ausências prolongadas de turmas inteiras, como foi feito no passado.

 

É com base em tudo isto que vos falo, agora que estamos a poucas horas de iniciar um novo ano escolar, que se espera o mais normal possível. O Agrupamento, empenhado em recuperar os défices que se acumularam durante estes longuíssimos 18 meses, está a preparar um conjunto de ações e planos, de forma a poder trabalhar com todos os alunos que necessitem de apoio extraordinário.

 

Porém, só com o apoio de toda a comunidade conseguiremos lá chegar. O apelo que vos faço é este: ajudem-nos a recuperar. Ajudem os nossos alunos sempre que possam, colaborem com a Escola e os professores sempre que vos for pedido, pois este esforço tem mesmo de ser coletivo e não pode ficar apenas restrito às quatro paredes da sala de aula.

 

Estou certa que, com a colaboração de professores, encarregados, auxiliares, alunos e instituições públicas e privadas do concelho, o Agrupamento de Escolas Gil Eanes irá conseguir responder – como sempre tem feito – aos desafios desta época tão especial.

 

Bom Ano Escolar a todos vós e não se esqueçam de acompanhar as nossas atividades através do nosso site, página de Facebook e Instagram.

 

Vamos a isso. Somos #FamíliaGilEanes com muito orgulho!

 

Paula Couto

Diretora do Agrupamento de Escolas Gil Eanes 
     

Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos