Account
Please wait, authorizing ...
×

Uni sige small

Erasmus - Luzes, Câmara, Ação

Erasmus Huesca1

 

Erasmus Huesca2

Erasmus Huesca3 

 

Erasmus – Ameaças e oportunidades na ´net´ estudadas em Huesca

 

Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Gil Eanes está, por estes dias, na cidade aragonesa de Huesca, em Espanha, para a concretização de um projeto englobado no programa Erasmus, que visa o combate à má influência dos conteúdos online e ao desemprego juvenil.

Assim, quatro estudantes do nosso agrupamento estarão em Espanha até ao final da corrente semana, envolvidos num projeto “concebido para utilizar o entusiasmo dos estudantes e funcionários pelas modernas tecnologias de informação e comunicação”, “orientando-os para objetivos educacionais e, possivelmente, para carreiras futuras”, como se pode ler no programa oficial.

Ao longo dos próximos dias, o grupo dirigido por Mário Guedes ficará a conhecer de perto o fenómeno dos youtubers, os riscos e as ameaças que a internet esconde, mas também as oportunidades criadas por este novo mundo e perceber que caminhos poderão ser trilhados a fim de canalizar as suas competências para, eventualmente, poderem ser no futuro bons influenciadores dos seus pares, além de poderem ter nesta área uma saída profissional futura, caso assim o desejem.

Mas não se pense que o projeto abarca apenas a vertente dos alunos, uma vez que também a classe docente é visada neste processo formativo, face à necessidade de permanente adaptação a um mundo em mudança permanente na área das novas tecnologias.

Com isso em mente, o objetivo do projeto foi claramente definido: “estudar a aplicação de práticas inovadoras na era digital”, tendo como prioridade a promoção da educação empresarial e o reforço dos perfis das profissões docentes.

Recorde-se que este projeto tem como coordenação europeia o Istituto Secondario di 1º Grado Petrarca - Padre Pio de San Severo (Foggia, Itália), tendo como parceiros cerca de 20 alunos das escolas Osnovna skola "Sveti Sava" (Sérvia), Kardelen Ortaokulu (Turquia), Colégio Salesiano San Bernardo (Huesca, Espanha) e a Szkola Podstawowa nr 3 im. Elizy Orzeszkowej w Zamosciu – (Polónia), e do nosso agrupamento escolar em representação do nosso país.

     
     

Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos