Account
Please wait, authorizing ...
×

Uni sige small

“A Terra Treme” – Exercício ANPC

A terra treme3 

A terra treme1

A terra treme5

   

 

Ameijeira passa teste com distinção

 

Apenas dois minutos foi o tempo necessário para evacuar mais de 300 crianças das salas de aula da EB1 da Ameijeira, num simulacro de sismo que decorreu hoje, pelas 11h05, um pouco por todo o país, num exercício anual organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

 

Sob o olhar atento da Proteção Civil de Lagos – que coordenou a ação no nosso concelho, quer na EB1 da Ameijeira, quer na Secundária Júlio Dantas –, centenas de alunos, docentes e pessoal não docente da EB1 da Ameijeira deram uma excelente resposta ao desafio proposto.

 

Segundo o plano inicial deste simulacro, pelas 11h05 “A Terra Tremeu” e a primeira ação passava pela colocação de todos os alunos por baixo das carteiras, enquanto professores e auxiliares ficavam sob proteção dos vãos de portas. Depois, e seguindo o plano traçado, ordeiramente todos se concentraram no ponto de encontro, no pátio, longe de estruturas edificadas.

 

Ao todo, foram necessários apenas dois minutos para evacuar as salas de aula e 5 minutos para que todos estivessem perfilados, ordeiramente, sempre sob olhar atento de professores, educadores e pessoal não docente.

 

O pouco tempo necessário merece particular destaque pois, fruto da não realização deste tipo de exercícios durante 2020 em virtude da pandemia, para muitos foi a primeira vez que participaram num simulacro.

 

Numa zona por especiais riscos como Lagos, ou não estivéssemos próximos de uma falha sísmica que no passado já causou muita destruição, este tipo de exercícios assume particular importância. Todos aprenderam que pequenos gestos podem salvar vidas: “Baixar, Proteger e Aguardar”, numa primeira fase, sair ordeiramente numa segunda.

 
       

 

A terra treme4

     

Agrupamento de Escolas Gil Eanes, Lagos